Fórum Permanente pela Igualdade Racial é lançado no Senado



 

Da Redação | 30/11/2016, 16h58 - ATUALIZADO EM 30/11/2016, 21h37
Um espaço de diálogo sobre as violações de direitos humanos da população negra foi lançado nesta quarta-feira (30), no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Trata-se do Fórum Permanente pela Igualdade Racial, cuja finalidade é desenvolver ações de enfrentamento ao racismo e políticas de promoção da igualdade racial e de gênero.

Participaram da audiência pública entidades como a Rede de Mulheres Afrodescendentes do Cone Sul, a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), além do presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), e as senadoras Lídice da Mata (PSB-BA) e Regina Sousa (PT-PI), autora do requerimento para a realização do Fórum.

— A gente tem a impressão de que o racismo está aumentando no Brasil. Ou, então, ele está se apresentando mais “sem-vergonhamente” — disse Regina Sousa, que acredita ainda ser este o problema mais sério enfrentado pelos negros no país.

Já a coordenadora da AMNB, Valdecir Nascimento, considera que outro problema importante a ser combatido é o sucateamento das escolas públicas, por ser a única alternativa que a população pobre e negra tem para oferecer uma vida melhor aos seus filhos.

— O Brasil foi construído com sangue e suor do povo negro. Não é um país pobre, mas é injusto. E discutir o assunto no Senado é a possibilidade de disponibilizar uma expertise que ajudará a mudar este quadro — afirmou.

Ao concordar com Valdecir Nascimento, o ex-deputado Luiz Alberto (PT-BA) disse que é preciso “não somente resistir, mas “empurrar a porta” e buscar espaços para avançar e garantir os direitos já conquistados”.

A agenda do Fórum Permanente pela Igualdade Racial inclui o combate ao genocídio dos jovens negros, à violência contra as mulheres negras e à intolerância religiosa. Hélio Santos, presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), elogiou o lançamento no Senado, declarando que se trata de “um momento histórico de uma iniciativa que ajudará a mudar o Brasil”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)