Mangueira ganha Estandarte de Ouro com enredo sobre os heróis da resistência no Brasil
Date: 07/03/2019
Verde e rosa homenageou em seu desfile a vereadora Marielle Franco, assassinada em março do ano passado.
Do G1











Mangueira levou para a Marquês de Sapucaí enredo que reverenciou ícones da resistência popular no Brasil — Foto: Marcos Serra/G1
A Estação Primeira de Mangueira ganhou o prêmio Estandarte de Ouro, oferecido pelo jornal O Globo, de melhor escola do Grupo Especial em 2019. A verde e rosa levou para a avenida enredo que recontou a história do Brasil por meio de heróis da resistência negros e índios.

Com o estandarte de ouro, a Mangueira teve reconhecido o desfile por completo – samba enredo, alegorias, fantasias, evolução. Em busca de seu 20º título, escola desconstruiu na avenida a imagem de figuras históricas como a Princesa Isabel, Dom Pedro I e Pedro Álvares Cabral.
Com 3500 componentes, a escola verde e rosa apresentou heróis como o guerreiro Sepé Tiaraju, que tentou evitar o massacre dos Guaranis pelas tropas de Portugal e da Espanha.
O enredo “História pra ninar gente grande” foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e contado em 24 alas e cinco alegorias. Em busca de seu 20º título, a Mangueira trouxe uma bandeira do Brasil com as cores da escola, no final do desfile.
A comissão de frente buscou desconstruir a imagem de figuras históricas como a Princesa Isabel, o bandeirante Domingos Jorge Velho, o Marechal Deodoro da Fonseca, o Dom Pedro I e Pedro Álvares Cabral.

 Homenagem à Marielle Franco, citada no samba-enredo, na comissão de frente da Mangueira — Foto: Rodrigo 

 
Terceiro carro alegórico da Mangueira aborda o Quilombo dos Palmares — Foto: Rodrigo Gorosito/G1