Retirado da vida real 



Ta vendo, no céu havia Deus e os anjos. Havia um anjo mais poderoso de todos, que cumpria ordens diretas do senhor. Este anjo era Lúcifer, o portador da luz. Veja Paulo, eu adoro historia mística, e procuro tudo sobre o passado do raça humana, de nos, sabe. Como entramos na historia divina?
A historia dos homens é quando Lúcifer descobre que DEUS mandaria seu filho JESUS redimir os homens. Seu próprio filho, então Lúcifer, o anjo mais poderoso se volta contra o criador e desce a terra, liderando uma horda de anjos, para se apoderar do espírito humano, em contraponto as ordens divinas. Eles ressentem o fato de não poderem sentir as coisas como os homens, então se apossam dos sentidos, corpo e mente dos homens para sentir. Os outros anjos combatem esta horda, lutando para libertar os homens desse domínio. 
Atarantado, fiquei maravilhado ouvindo aquele operário simples, negro me dizer: adoro historia Paulo. Me sinto muito próximo a Historia e sempre procuro e presto atenção as crenças e historia, os mitos sabe? E ficamos falando de pessoas, da discriminação racial e social, das manias dos humanos e coloquei minhas crenças. Discutindo, aleguei que alguns evangélicos afirmam que os negros nasceram na África para pagar suas culpas de outras encarnações.

Não Paulo, eles estão enganados. Os anjos quando vieram a terra, travar esta luta pelos homens, uma horda resolveu travar esta luta de forma diferente. Tingiram-se de preto, para demonstrar uma forma diferente de lutar pelos homens – usando o amor. Eles escolheram a África, onde começou a historia humana. Dali, passaram a combater toda a maldade do mundo, ela própria voltada contra eles. Nem arma de fogo tinham. Viraram presa fácil para os caçadores de escravos. Quando falo de usar o amor basta ver o Nelson Mandela. Depois de passar 30 anos preso, por pensar que todos são iguais, quando saiu da cadeia, poderia ter armado um exercito de 200 milhões e combater até a morte. Mas não. Sentou com o inimigo, fez dele sua companhia e salvou a África do Sul e toda a África sem fronteira. Não falou de ódio ou vingança, apenas de amor e oportunidade. Não vê Bob Marley? Sua musica só fala de amor e paz. De como podemos reconstruir este mundo sem guerras. Pode ver, toda vez que um negro tem oportunidade ele faz as coisas pensando nos outros, alterando os rumos da historia. Olha para Obama. Suas ações para a saúde coletiva são uma ação única no mundo.
Fiquei arrepiado ao ouvir o jovem negro. Deu uma vontade enorme de chorar, e quase fui as lagrimas. Quando o olhei e vi o sorriso inocente, bonito da certeza das palavras, as lagrimas rolaram, não deu para segurar. Juntar Mandela, Marley, Obama, é como juntar Abraham, Martin e John, lembrei minha vida, lembrei Everybody Hurts. Então notei que ele também estava arrepiado. A pele negra totalmente arrepiada pelo momento. Olhei para aquele anjo e lembrei Arivaldo, outro anjo que Deus me guiou e que se foi, de volta ao lar, em 2011. Triste e alegre, procurei evidencias da proteção do pai, percebi o privilegio de encontrar e ter tantos anjos de luz ao meu lado. Estou apaixonado por este anjo negro e puro.
Ainda há pouco ele se arrumou e foi-se. Para sua obra, no Maranhão. A calça surrada, a camiseta branca, o olhar confiante e tímido. A bunda murcha, de peão trabalhador. Os ombros negros largos e os braços poderosos de peão condenado a força – caldeireiro, na fabrica da Suzano em Imperatriz. Bob Marley que o guie nesta jornada.
As palavras de Jose Elias então calaram fundo no meu coração. As certezas escritas e tantas vezes descritas sobre uma população que não pensa, ao longo desses sessenta anos não fazem sentido. Os homens são seres maravilhosos, daí sua diversidade ser disputada por hordas cósmicas, divinas, pelo bem e  pelo mal. Uns são inocentes, outros rapina. Não deixam de ser humanos. Ouvi, ao observar um pai alcoólatra e uma criança perdida, ao condenar ambos a muita dor e a um fim triste, do meu companheiro, outro anjo forte, Aneilton: gozado Paulo, apenas penso assim quando vejo uma pessoa morta, num caixão ou funeral. Refleti a confiança do jovem no homem: sempre, enquanto houver um sopro de vida, será possível uma mudança de rota, um novo destino. Não duvido, não tenho mais duvidas, ainda estou aprendendo com estes seres iluminados e ainda tão jovens, de que todos nos humanos, somos essencialmente feitos pela esperança. Salve Mandela!