Ben Carson supera Donald Trump entre republicanos nos EUA






Pesquisa aponta Carson com 26% das intenções de voto; Trump tem 22%. Em seguida aparecem Marco Rubio, Jeb Bush e Carly Fiorina.




O pré-candidato Ben Carson conseguiu superar pela primeira vez o magnata Donald Trump nacionalmente na batalha pela indicação presidencial do Partido Republicano, em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (27).

O neurocirurgião e novato político Carson, que se apresenta como único candidato negro à Casa Branca para 2016, reuniu 26% das intenções de voto entre os eleitores republicanos interrogados pelo jornal "The New York Times" e pela rede de televisão CBS News.

Trump acumulou 22% das intenções de voto, mas a vantagem de Carson, firme defensor do porte de armas e totalmente contrário ao aborto, cai dentro da margem de erro da pesquisa, de +/-6%.

Os dois concorrentes chegaram recentemente à política e seu avanço considerável diante de outros candidatos reflete o apetite dos eleitores republicanos por representantes novatos que rompam o establishment político a mais de 13 meses das eleições presidenciais.

O senador pela Flórida (sudeste) e filho de imigrantes cubanos Marco Rubio chega ao terceiro lugar com apenas 8% dos votos, à frente do ex-governador deste estado Jeb Bush, irmão e filho de ex-presidentes, que empata em 7% com Carly Fiorina, a ex-diretora executiva da gigante informática Hewlett-Packard.

A pesquisa mostra, sobretudo, a indecisão dos eleitores, já que sete em cada dez republicanos que optaram por um candidato também disseram que era muito cedo para expressar a quem darão seu apoio definitivo.

Apenas 28% disseram que sua escolha expressada na pesquisa era definitiva.

A pesquisa realizada por telefone entre 20 e 25 de outubro englobou 575 republicanos que votarão nas primárias e foi publicada na véspera do terceiro debate do partido, no qual participarão os dez candidatos em disputa.