Racismo à moda brasileira
março 3, 2016 





 Fotos por Fagner Damasceno; Texto por Débora Lopes
  •  
  •  



Foto: Fagner Damasceno

Apesar da vasta composição étnica existente no Brasil, os editoriais de moda nacionais não trazem o reflexo da miscigenação que vivemos. A publicidade ainda prefere a pele branca. Como resposta às predileções do mercado, o fotógrafo paraense Fagner Damasceno lança a série de imagens Black is Beautiful, que traz modelos negros como protagonistas.

"É um projeto que vai bem além da exposição fotográfica", explica o profissional. "A discussão de uma maior participação dos negros no mercado da moda parece que vem sendo adiada, varrida para debaixo do tapete. E cabe a quem está dentro da indústria usar seu trabalho como ferramenta de transformação e luta contra o preconceito." 

 
 Foto: Fagner Damasceno

Para Fagner, a relutância na contratação de modelos negros parte do medo dos clientes em encarar a reação da sociedade, "onde o racismo segue inerente". Ele acredita que "a indústria de moda propaga e valoriza uma imagem embranquecida num país com amaioria da população afrodescendente". 

As fotos poderão ser vistas na exposição homônima que acontece no Café do Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, a partir do dia 19 de março.
Para ver mais fotos do Fagner Damasceno visite o site dele e veja mais imagens de Black is Beautiful abaixo.

Foto: Fagner Damasceno






 Foto: Fagner Damasceno